sexta-feira, 16 de outubro de 2009

REDONDO, REDONDINHO, REDONDÃO...

PASSOS BÁSICOS DE DANÇA DO VENTRE

Os três tipos de redondos são feitos com o quadril, mas a orientação e a intenção(foco) do movimento é muito diferente um do outro. Dissociar os tipos vai te ajudar a realizar junções, misturas de movimentos futuras e ter maior domínio de ambos na dança.

REDONDINHO_OU REDONDO PEQUENO- com os dois pés no chão fazer um redondo com o quadril sem projetar para nenhum lado. Fazer um círculo bem pequeno contraindo e soltando o baixo ventre(encaixando e desencaixando). Se o movimento estiver sendo feito corretamente, os joelhos estarão subindo e descendo alternadamente. Vale imaginar que você está dentro de um tubo de vidro, então o círculo será bem pequeno e os únicos movimentos possíveis serão mesmo os do joelhos para cima e para baixo e a contração do abdômem quando o giro estiver passando pela frente. Nota-se também que o quadril, como não pode ir para os lados, sobe e desce, alternadamente, como os joelhos.

REDONDO MÉDIO- bem mais fácil que o anterior, os joelhos descansam agora, não precisarão se movimentar enquanto o quadril é projetado para os lados, além do seu eixo, para frente, esticando levemente o abdomêm, e para trás, além dos calcanhares. Como se estivesse no centro de um bambolê(não muito grande) e seu quadril o contornasse por dentro sem movimentar os joelhos como no redondinho anterior.

REDONDO GRANDE-nesse a projeção do quadril é bem mais generosa, tanto que abrir as pernas vai ajudar a desenhá-lo mais amplarmente. Para fazê-lo com a intenção no tronco as pernas podem ficar mais unidas e os joelhos dobram para que o tronco caia.

Abaixo o vídeo da bailarina Mariela Maia mostra algumas orientações para os redondos pequenos e médios e variações(meio redondo com chute de perna-ovinho)... Bom estudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário