quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DANÇA COM VÉU

Sem dúvida, o véu é o acessório de dança do ventre que mais gosto de usar.
Com ele me sinto com asas, me sinto livre.
O "mousseline", apesar de ser pesado é tecido que mais uso, embora a "palha de seda" seja mais delicada, atraente e especial para esse tipo de dança. No caso do mousseline a força para conseguir os efeitos dos movimentos é maior sendo que para que a dança fique realmente bonita os movimentos precisam ser definidos, interligados, mesmo quando a bailarina o joga, o descarta durante a dança ou simplesmente alterne movimentos de corpo e com véu.
Pode-se dançar com um véu, com dois ao mesmo tempo(véu duplo) além da famosa Dança dos Sete Véus em que a bailarina vai tirando um de cada vez, explorando movimentos com cada um e descartando para pegar o outro, cada um de cor e significado diferente.

Vejamos algumas curiosidades:
1-"A Dança com Véu

Atualmente o véu é o principal elemento de entrada da dançarina. Como um prolongamento dos braços, engrandece sua figura, chamando atenção para a sua chegada.
A maioria dos movimentos foi desenvolvida pelas bailarinas ocidentais, principalmente as americanas.
O véu transmite mistério e em muitas culturas está relacionado à virgindade. Os tecidos leves e transparentes são os mais indicados.
Com o véu podemos criar várias figuras que representam a cultura árabe, o que enriquece ainda mais as apresentações.
Seus movimentos podem ser vibrantes ou suaves, tudo vai depender da música e do momento do show em que nos encontramos. A música árabe define bem esse momento e cabe a bailarina sintonizar-se com eles.

DICAS

Tamanho: Em relação ao tamanho, fica a seu critério escolher, diante das circunstâncias a serem trabalhadas. Mas vale um conselho - o véu deve ter no mínimo uma distância a mais em relação ao comprimento dos braços ( abertos ) e uma distância igual ou maior na altura dos joelhos.

Como Limpar: Com exceção da ceda pura, os demais tecidos podem e devem tomar banho de vez em quando. Lógicamente que não na máquina de lavar roupa.
Encha metade do tanque ou um balde bem grande de água, coloque sabão líquido especifico para roupas delicadas e, após misturar bem o sabão e a água, mergulhe o véu.
Normalmente, as manchas saem porque os tecidos utilizados costumam ser finos e de tramas largas. Depois é só enxaguar e colocar para secar a sombra, e ele ficara com aquele suave perfume de limpeza.
Importante: este procedimento também podem ser usados em véus com bordas pastilhada ( com discos bordados ). Tome cuidado apenas para não amassar as pastilhas.

Como Guardar: Dobre-o corretamente para não amarrotar , nem amassar as pastilhas ( quando houverem ). O ideal é que fiquem pendurados em cabides em quanto não estiverem sendo usados.
Não é necessário nem aconselhavel utilizar ferro de passar roupas, pois os tecidos são delicados, que costumam queimar e, alguns materiais derretem.

Perfume: Você pode utilizar em seus véus perfumes em spray, como colônias ou águas leves ( essências oleosas mancham ). Assim as pessoas sentem um agradável perfume quando você se movimenta. Borrife-o duas ou três vezes, a distância de alguns centímetros, nunca diretamente sobre o véu. Pronto!
http://studioaimy.multiply.com/journal/item/8"


2- video de Dança com véu em grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário