segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ONDULAÇÕES

Para ter controle consciente dos movimentos ondulatórios de abdômem é necessário a realização de exercícios respiratórios além, é claro, de muita paciência consigo mesma, com seu próprio corpo.

No livro da Luciaurea(METAFORMA E MOVIMENTO – Geometria Corporal Expressiva na Dança Oriental) contém um artigo muito interessante que pode facilitar a vida de quem está em busca dessa conquista.

"Em algumas pessoas o processo de “encouraçamento” é tão forte que não sabem, não fazem e não conseguem realizar a respiração com o diafragma. Estas pessoas devem prestar muita atenção na execução do exercício. Devem primeiro compreender o processo e relaxar para que ele flua.

Segue então, uma dica de relaxamento como exercício:
1.Deite-se confortavelmente. Você não precisa forçar nada…
2.Permita que o ar flua livremente, e a cada expiração você se sente cada vez mais relaxada.
3.Agora, inspire profundamente o ar, imaginando que ele entra pela sua vulva e preenche o seu útero, expandindo todo o seu abdome.
4.Segure este ar por alguns segundos… 1,2,3…
5.Agora solte lentamente o ar, esvaziando o abdome e relaxando ao máximo sua musculatura.
Repita o processo.
6.Com calma. Sem forçar nada. Perceba que, quando seu abdome se eleva, o diafragma se expande, que por sua vez, estimula a base do pulmão para que ela fique mais oxigenada.
7.Perceba que neste processo, o abdome é o único que se movimenta, o tórax permanece quaaaase imóvel, pois sua ondulação é apenas uma consequência do movimento abdominal.
8.Acompanhe com sua atenção, todo o movimento de seu ventre, sua expansão e relaxamento, seu ritmo, sua história.
9.Acompanhe as sensações de descanso, paz e liberdade advindas deste processo curativo e perceptivo.
10.Deixe-se revitalizar por “Aquela que Restitui” as células, o ser físico e o eu.
11.Harmonize-se com isso conscientemente.

Depois que você experimentou a respiração diafragmática na posição deitada, você pode tentar, agora, controlar mais a sua musculatura, procurando desenhar uma onda com seu abdome. Utilize suas mãos sobre seu ventre para despertar sua consciência visceral.

Para auxiliá-la, faça uso de um espelho e o coloque ao seu lado, não para se criticar, mas para se observar! Para que você possa observar sua ondulação, pois muitas vezes se tem a sensação de que não se está fazendo nada. Isso é apenas uma sensação. Logo, utilize um espelho para que você se sinta mais encorajada. Se ele te atrapalhar, então dispense-o.

O sentido da onda que você desenhar fica a seu critério. Se de baixo para cima ou de cima para baixo. Tanto faz. Aproveite a ação da gravidade para ondular ainda mais. A posição deitada é ótima para o aprendizado das ondulações abdominais.

Tecnicamente, podemos combinar as ondulações com outros movimentos, com os braços ou ainda em deslocamentos, o que deixa as ondulações com um ar de deslizamento e fica visualmente curioso e muito bonito.
*** Luciaurea ***" http://vindarr.wordpress.com/2009/06/17/movimentos-e-passos-da-danca-do-ventre1/

2 comentários:

  1. Através da dança podemos ver que nosso corpo é capaz de maravilhas...
    Jane Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Um ano atrás realizei uma abdominoplastia e tenho muita dificuldade em realizar as ondulações abdominais . Será que conseguirei realizá -las mesmo após ter realizado está cirurgia?

    ResponderExcluir